terça-feira, 23 de junho de 2009

REUNIÃO ESPECIAL: " PINÓQUIO"


Programação:
14:00 - Narração - Pinóquio, Grilo, Don Raposão
14:10 - Trabalho Manual - Catavento - Manequinho
15:00 - Canção - Vamos passear na floresta - Fada
15:15- Trabalho Manual: Argila - V. Belinha
15:30- Jogo: Corrente da Amizade - Léo
15:45- Pista - Vamos procurar Pinóquio - Grilo
16:00- Jogo: Cabo de Guerra - Grilo
16:15- Corrida dos cones - Todos
16:30 - Final - Fada




Narração: O Grilo Falante está procurando por Pinóquio, pois recebeu a missão de ajudar o boneco, a aprender os valores mais importantes da vida de um homem, assim sendo o Grilo é a sua consciência.

Quando encontrar com os lobinhos, depois das devidas apresentações o Grilo convida as crianças a ajudá-lo a procurar por Pinóquio.

De repente, eles encontram Pinóquio, sozinho, aborrecido e zangado porque não entendeu nada do que a Fada Madrinha lhe disse.

(Pinóquio deve estar falando sozinho e se mostrando bastante genioso).

Começa um breve diálogo.

Grilo - Olá Pinóquio!

Pinóquio - Quem é você? Eu não o conheço, e estes meninos?

Grilo - Ah! Desculpe, não nos apresentamos.

Eu sou o Grilo Falante, sua consciência de hoje em diante, e estes meninos são os lobinhos.

Pinóquio - Você deve estar louco, imagine um grilo todo verde como você, como minha consciência, era só o que faltava.

Mas o que é consciência? (pergunta Pinóquio baixinho)

Neste ponto o Grilo explica ao Pinóquio tudo o que a fada disse para que ele possa se tornar realmente um menino, e deixar de ser um boneco.

De repente aparece Dom Raposão.

- Olha só! Quanta criança! Que beleza!

- Querem ir ao circo? Eu levo.

Olhando bem para Pinóquio percebe que é um boneco, e fica alucinado, querendo tê-lo como propriedade.

Pinóquio - Sim, Sim, quero ir ao circo nunca fui em nenhum. Vamois menino?

Todos dizem que não e Pinóquio não entende o porque.

Dom Raposão continua insistindo.

O Grilo explica ao Pinóquio que não pode ir porque tem outras obrigações a cumprir.

Pinóquio fica, mas muito contrariado, e eles seguem seu caminho.

Trabalho Manual: Catavento

Manequinho, um menino muito educado, acabou de ganhar de seu pai, um lindo catavento, e está começando a brincar com ele quando encontra com o Grilo, Pinóquio e os lobinhos>

Pinóquio como sempre é muito desastrado e quebra o brinquedo, mas não assume o seu erro e mente.
Seu nariz cresce.
Ele fica desesperado, pois todos riem do seu nariz.
O menino fica triste com o brinquedo quebrado, então o Grilo e os lobinhos resolvem ajudá-lo fazendo um novo catavento.
Depois que todos fizerem o Trabalho Manual, Pinóquio se arrepende e dá o seu para o menino, pedindo desculpas pela mentira e pelo acidente.
Neste momento, aparece a Fada Madrinha de Pinóquio, feliz com a atitude do boneco. Como prêmio seu nariz volta para o lugar.
Convida todos para uma canção.

Canção: Vamos Passear na Floresta?
Vamos passear na floresta? Vamos andando?
Repete Então Vamos
Então vamos Chi! Olha lá
Repete Uma caverna (olhos fechados)
Ih! Olha lá! Vamos entrar?
Repete Então vamos
Uma árvore (matagal, ponte, rio) Chi! Um rato
repete Vamos puxar?
Por cima não dá Então vamos
Por baixo não dá Um focinho
Vamos subir Chi! É uma onça
Então vamos Vamos fugir.
Ufa cansei
Continuando nosso caminho encontramos uma vovó muito especial, é a vovó Belinha, ela é muito alegre e simpática, que vai nos contar uma história sobre a família.

Trabalho Manual: Argila
Todas as crianças farão com argila bonecos que representarão a sua familia. Pinóquio descobre que Gepeto é seu pai, e que ele também tem uma família.
Don Raposão, aparece novamente, e desta vez, é mais astuto, convida todos para um jogo.
Jogo: Corrente da Amizade
As crianças dispersam-se em um campo de mais ou menos 200 metros. Dado o sinal, Pinóquio que o jogador escolhido, corre em perseguição de um companheiro qualquer entre o bando de fugitivos.
Quem for apanhado deverá dar-lhe a mão, assim unidos partirão à conquista de outro.
Os novos prisioneiros se juntarão aos outros sempre com as mãos dadas assim formando uma corrente.
Os fugitivos terão que evitar as extremidades. O jogo acaba quando todos formarem a corrente.

Depois do jogo, Don Raposão consegue convencer Pinóquio a ir com ele para o circo, deixando o Grilo ,uito preocupado, pois ele não sabe onde é o circo e como encontrar Pinóquio.
Grilo sai andando a esmo, até encontar Léo, que se propõe a ajudá-lo a encontrar Pinóquio.
Léo convida os lobinhos para uma música.

Canção: Para ser Lobinho
Para ser lobinho Da Akelá
É preciso ter Há um mundo bem melhor
Uniforme azul Todo feito prá vocês
E um bonzinho É um mundo escoteiro
É viver agarrado Que Baden Fez
Na saia da Kaa (Para ser feliz)
E também

Jogo da Lã
Depois da canção a trilha de Pinóquio
Grilo encontra vários pedaços de fios de lã que fazem parte da roupa de Pinóquio, todos começam a segui-los até que encontram o Pinóquio.
Os lobinhos não devem saber o que vão procurar.

Jogo: Cabo de Guerra
Os lobinhos encontram Pinóquio, preso numa jaula, com um enorme cadeado. O boneco fica feliz de ver os amigos.
Os lobos amarram uma ponta da corda no cadeado e com a outra eles puxam para abrir o cadeado, formando assim o cabo de guerra.
O Pinóqui está salvo, mas seu nariz está enorme, para que ele volte ao normal deve se arrepender profundamente e pedir desculpas para o Grilo e os lobos, pelo trabalho que deu, por sua teimosia.
Depois de tudo resolvido, o Grilo que está muito feliz dá um jogo.

Jogo: Corrida dos Cones
Deverão ter 4 fios amarrados em uma de suas pontas em uma árvore, a outra ponta deverá estar esticada por um chefe.
Os lobos formarão por matilhas em frente a cada ponto.
Deverão assoprar um cone de papel até chegar no fim da linha.
Ganha o jogo a matilha que acabar primeiro.

Depois do jogo a Fada Madrinha aparece novamente e mostra para os lobinhos que Pinóquio já não é mais um boneco e sim um menino.
Pinóquio e Grilo se despedem de todos e vão procurar Gepeto.



FIM

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